• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon

QUEM SOMOS

A Toque Educação atua no mercado nacional como dealer oficial , fabricante de lousas e TVs interativas. Atendemos escolas e empresas em todo o Brasil fornecendo equipamentos de tecnologia áudio visual e prestando serviços de excelência desde o primeiro atendimento até treinamento para os usuários e pós venda com qualidade de ponta

IMPRENSA

Faça parte da nossa mailing list e fique por dentro das promoções e novidades sobre os produtos da TOQUE EDUCAÇÃO além das notícias sobre o mundo da tecnologia interativa para escolas e para as empresas.

toque.edu@gmail.com TELEVENDAS (41) 3205-7071

Trace Board distribuidora de Equipamentos Audiovisuais Eireli ME

CNPJ 05.876.869/0001-18

Rua Prof Pedro Viriato Parigot de Souza 4554 - Curitiba PR 

Cep 81280-330

© 2016 POR GRAVE.D TODOS OS DIREITOS RESERVADOS WWW.TOQUEEDUCACAO.COM.BR

10 dicas para ensinar usando uma lousa digital :: Toque Educação

March 14, 2017

 

Com o avanço da tecnologia, todos os setores ganharam novos sistemas e equipamentos modernos, que facilitam tarefas. O mesmo aconteceu com o segmento da educação através da chegada de lousas digitais nas salas de aulas, que vieram para substituir os quadros a base de giz ou caneta.
Entretanto, nem todos educadores conseguem acompanhar o crescimento das tecnologias na sala de aula. Alguns, inclusive, encontram dificuldades no início, o que pode prejudicar seu desempenho do profissional.

 

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas sobre como ensinar usando uma lousa digital. Esperamos esclarecer algumas dúvidas e contribuir para a adesão dessa nova tecnologia nas escolas,uma vez que a sua utilização acarreta grandes benefícios para profissional, alunos e instituição.

 

1 – Pratique
A primeira dica para se acostumar a dar aulas usando uma lousa digital é: pratique. Assim como toda nova tecnologia, é preciso aprender algumas técnicas e assimilar o novo conhecimento para, só então, aplica-lo e repassá-lo aos alunos. Aqui, é importante ter apoio da instituição com aulas e capacitações sobre como usar a lousa. 

 

2 – Deixe os alunos experimentarem
É claro que os alunos vão querer conhecer a novidade e não há nenhum mal nisso. Deixe que os estudantes vejam como funciona, façam perguntas e experimentem a nova tecnologia. Além de despertar o interesse, eles podem ainda ajudar os professores com eventuais dificuldades, já que os adolescentes apresentam facilidade no uso de novas tecnologias. 

 

3 – Prepare a aula com antecedência
Para quem ainda está no primeiro ano de uso, é fundamental preparar a aula com antecedência, pensando em quais momentos poderá utilizar a lousa digital. Lembre-se de quem nem toda disciplina ou toda aula será a melhor ocasião para usar o novo equipamento; por isso, use com sabedoria e planejamento. 

 

4 – Teste as aulas antes de inicia-las
Chegar alguns minutos antes das aulas começarem para fazer testes é outra dica importante no processo de aprendizagem do uso da lousa digital. Caso exista algum erro de imagem ou som, é possível solicitar auxílio técnico em tempo de não prejudicar o andamento da aula. Aqui, também é importante deixar os arquivos que serão utilizados já carregados e abertos para evitar perda de tempo.

 

5 – Teste a calibração antes de cada aula. Recalibre, se for necessário.
Faça um ponto na lousa e verifique se a posição deste ponto coincide com a ponta da caneta. Se for necessário, recalibre. Caso isso não seja feito, podem aparecer falhas de escrita e de toque, como quando o professor escrever em uma linha mas as letras aparecem em outra posição, por exemplo.

 

6 – Pergunte se estão todos conseguindo ver
Como a lousa digital trabalha com luz, é importante verificar se todos os alunos conseguem ler com exatidão o que está sendo mostrado. Caso alguém tenha dificuldade, pode ser preciso reposicionar as cadeiras ou até mesmo utilizar o quadro convencional, em casos excepcionais.

 

7 – Use a lousa digital o máximo possível de tempo
Como o professor não precisa se sentar para utilizar a lousa digital, o ideal é que ela seja usada para todos os momentos da aula. Caso seja preciso pesquisar algum termo em um navegador, por exemplo, é fundamental que o professor faça na própria lousa e não em um computador separado.

 

8 – Use e abuse da interação aluno-professor-lousa
Ao utilizar a lousa digital, é importante que ela tenha um propósito. As aulas de artes ou geometria podem, inclusive, contar com a participação dos alunos, que têm a chance de interagir com a lousadigital e tornar a aprendizagem mais fácil e interessante.

 

9 – Mantenha o ritmo
O uso da lousa digital pode tornar as aulas mais rápidas, já que o professor encontra tudo disponível em tela, sem precisar escrever e apagar. Contudo, é importante que o educador não acelere demais as aulas, pois os alunos podem sentir dificuldades em acompanhar. Vale fazer testes sobre onde é possível avançar com mais agilidade e quais temas merecem mais calma e atenção. 

 

10 – Explore os novos benefícios da lousa digital
A lousa digital é um recuso tecnológico que traz diversos benefícios para os envolvidos. Os profissionais que descobrirem novas técnicas devem compartilhar o conhecimento com os colegas para que todos possam usar o equipamento na sua máxima potencialidade.
Essas são as dicas para quem está começando a ensinar usando uma lousa digital. Com o tempo e a prática, a sua utilização de torna mais fácil e rápida, agilizando processos e melhorando cada vez mais o currículo do professor e da escola.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes